SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2La situación existencial frente al dolor: una aproximación fenomenológica a las experiencias de atletas lesionados en tratamientoUna mirada positiva para la psicología del deporte: contribuciones de la psicología positiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versión On-line ISSN 1981-9145

Resumen

PEREIRA, Adriana Bernardes. Ciência e futebol na pós-modernidade: por uma perspectiva crítica. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-22. ISSN 1981-9145.

Diante da gama de possibilidades que o fenômeno esportivo e a ciência em geral apresentam para a sociedade, e especificamente o futebol na sociedade brasileira, optamos por realizar uma reflexão sobre a construção coletiva da ciência e do fenômeno brasileiro do futebol. A partir da sistematização de acontecimentos históricos da ciência e do futebol, foi possível refletir acerca da configuração social que permeia essa construção e entender os elementos especificadores, as relações sociais que são formadas, os atores envolvidos, as materialidades presentes, a ocorrência de jogos de força nas relações sociais, sua caracterização e entrelaçamentos inter e intracategorias do futebol.

Palabras clave : Construcionismo; Futebol; Pós-modernidade; Sociedade do espetáculo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License