SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Um olhar positivo sobre a psicologia do esporte: contribuições da psicologia positivaDuelo de titãs: considerações acerca da coesão grupal e liderança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

SILVA, Fábio Silvestre da  e  RUBIO, Katia. Um jeito novo de jogar na medida: o futebol libertário. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-18. ISSN 1981-9145.

Nessa pesquisa-ação buscou-se investigar o uso do potencial educativo da prática esportiva, especificamente o futebol, na educação não formal como meio para a construção e o exercício da cidadania ativa através do atendimento alternativo direto para adolescentes inseridos nas medidas socioeducativas em meio aberto que cometeram um ato infracional. Os resultados apontam que a proposta inovadora pode criar um ambiente para o processo de integração pessoal com a tomada de consciência de sua própria dignidade, auto-estima, consciência corporal, comunicação, responsabilidade, autonomia e exercício da cidadania. A essência da libertação ficou marcada pela possibilidade de novas vivências e experimentações dos adolescentes. Verificou-se que a metodologia aplicada leva em consideração a diversidade, mas não é totalizadora e tem resultados diferentes para diferentes adolescentes quando somado às histórias individuais. A maioria dos adolescentes recebeu a liberação para o convívio em sociedade sem a restrição anteriormente imposta.

Palavras-chave : Educação pelo esporte; CEDECA Interlagos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License