SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Um jeito novo de jogar na medida: o futebol libertário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

VALLE, Márcia Pilla do; FAGGIANI, Fernanda; FOGACA, Janaina Lima  e  PIRES, Luísa Puricelli. Duelo de titãs: considerações acerca da coesão grupal e liderança. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 1-19. ISSN 1981-9145.

Os temas da liderança e da coesão grupal são determinantes quando se pensa em equipes esportivas, tornando-se fundamentais quando nos reportamos à intervenção da psicologia neste meio. O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão sobre a constituição e evolução das equipes bem como a importância destes temas nesse processo. Foram abordadas questões referentes ao processo de formação e evolução de uma equipe, o estabelecimento da coesão grupal, o papel e importância das lideranças dentro do grupo assim como o da liderança do técnico, estilos de liderança e sua efetividade. Uma reflexão sobre estas temáticas foi realizada com base no filme “Duelo de Titãs”, que ilustra a trajetória de uma equipe de futebol americano durante uma temporada. Através da análise de alguns acontecimentos marcantes do filme, buscamos integrar os conceitos teóricos com a prática, discutindo a formação de uma equipe esportiva e enfatizando a importância da liderança e da coesão grupal. Ao psicólogo esportivo é fundamental conhecer estes temas para intervir no assessoramento a times e comissões técnicas.

Palavras-chave : Psicologia do esporte; Coesão de grupo; Liderança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License