SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Fatores familiares associados ao desenvolvimento do talento no esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

MELO, Gislane Ferreira de  e  GIAVONI, Adriana. O perfil psicológico de atletas baseado na teoria do individualismo e do coletivismo. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 2-18. ISSN 1981-9145.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil psicológico de atletas, classificados em grupos tipológicos segundo a teoria do Individualismo-Coletivismo. O Modelo Interativo foi utilizado como metodologia para a classificação das atletas em grupos tipológicos. Participaram do estudo 274 atletas universitários. Foram utilizados os inventários Perfil I-A, IFEGA e o IMEGA. Análises descritivas e inferenciais (Manova) foram realizadas. Os resultados demonstraram que o grupo Heteroidiocêntrico orienta-se para as metas pessoais, buscam a auto-realização, poder e fama. Os Heteroalocêntricos tendem a ser mais sensíveis ao contexto social e prestam mais atenção às necessidades dos outros e os Isocêntricos apresentam traços tanto do idiocentrismo quanto do alocentrismo, o que resulta em atitudes igualitárias. Conclui-se que todos os grupos apresentam perfis ideais, os quais podem se adequar melhor para determinadas modalidades esportivas, em situações específicas do jogo e em diferentes posições em quadra.

Palavras-chave : Individualismo; Coletivismo; Personalidade; Atletas; Modelo Interativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )