SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O perfil psicológico de atletas baseado na teoria do individualismo e do coletivismoAtletas talentosos e o papel desempenhado por suas famílias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

SILVA, Paulo Vinícius Carvalho  e  FLEITH, Denise de Souza. Fatores familiares associados ao desenvolvimento do talento no esporte. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 19-41. ISSN 1981-9145.

Este estudo teve como objetivo construir e validar uma escala, denominada Inventário Fatorial de Práticas Parentais Relacionadas ao Desenvolvimento do Talento no Esporte (IFATE), que avalia a frequência com que práticas parentais, relacionadas ao desenvolvimento do talento no esporte, eram implementadas por pais de atletas, segundo a percepção dos próprios atletas. A escala foi respondida por 225 atletas adultos de alto desempenho, distribuídos entre vinte modalidades esportivas. Os resultados indicaram que o IFATE é composto por cinco fatores: Envolvimento com a Prática Esportiva do Filho, Suporte Informativo e Emocional Proporcionado pela Família, Crenças da Família sobre o Potencial dos Filhos, Valores da Família e Expectativas da Família sobre o Desempenho do Filho. Os coeficientes de fidedignidade variaram entre 0,58 a 0,89. Os resultados deste estudo propiciam informações relevantes para subsidiar programas de intervenção e orientação junto a atletas, pais e técnicos acerca do papel da família no desenvolvimento do talento no esporte.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Talento; Esporte; Família; Construção e validação de escala.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )