SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Fatores familiares associados ao desenvolvimento do talento no esporteVolume de treinamento, percepção subjetiva do esforço e estados de humor durante um macrociclo de treinamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

SILVA, Paulo Vinícius Carvalho  e  FLEITH, Denise de Souza. Atletas talentosos e o papel desempenhado por suas famílias. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 42-63. ISSN 1981-9145.

O presente estudo teve como objetivo investigar a percepção de atletas de alto desempenho em relação à freqüência com que seus pais implementavam práticas parentais associadas ao desenvolvimento do talento esportivo. Participaram do estudo 225 atletas adultos, distribuídos entre vinte modalidades esportivas. As informações, obtidas por meio do Inventário Fatorial de Práticas Parentais Relacionados ao Desenvolvimento do Talento no Esporte (IFATE) e de um questionário com informações sócio-demográficas e dados relativos à prática esportiva dos atletas, permitiram comparar respostas atribuídas aos cinco fatores do IFATE em virtude do gênero dos atletas, tipo de esporte praticado por eles, classe social de suas famílias de origem, tempo de participação em competições, tempo de participação em competições nacionais e nível das competições nas quais os atletas participaram. Os resultados indicaram diferenças significativas decorrentes do tipo de esporte praticado pelos atletas e do nível das competições nas quais eles participaram. Não foram encontradas diferenças significativas quanto ao gênero, tempo de participação em competições e classe social das famílias de origem dos atletas.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Talento; Esporte; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License