SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Atletas talentosos e o papel desempenhado por suas famíliasA dor entre atletas de alto rendimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

MARQUES, Leonardo Eid  e  BRANDAO, Maria Regina Ferreira. Volume de treinamento, percepção subjetiva do esforço e estados de humor durante um macrociclo de treinamento. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 63-78. ISSN 1981-9145.

O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre o volume de treinamento, a percepção subjetiva do esforço e os estados de humor durante um macrociclo de treinamento. Foram avaliados 20 nadadores de alto rendimento, de ambos os sexos, velocistas, através da Escala de Percepção Subjetiva do Esforço (PE) e da escala de Humor Brums (BR).Os dados foram analisados pela média das quatro percepções do esforço, dos seis estados de humor e o humor total. Anova para medidas repetitivas e o teste de Bonferroni para comparar as quatro percepções e ANOVA ONE WAY e o teste Tukey para comparar a percepção do esforço, os estados de humor e a correlação de Pearson as relações entre o volume, a percepção e os estados de humor. Os resultados mostram diferenças significativas na PE entre as semanas de maior volume e a de menor volume. Já no BR apenas a fadiga apresentou diferenças significativas entre as semanas de maior volume e a última, de menor volume. A correlação de Pearson mostra uma correlação significativa positiva entre percepção de esforço total e a fadiga, a confusão, o humor total e com o volume de treinamento, e uma correlação negativa com o vigor. Já o volume apresenta uma correlação significativa positiva com a fadiga, com o Brums total e negativa com o volume. Podemos concluir que há uma associação entre o volume de treino, a percepção do esforço e os estados de humor: quando o volume diminui, a percepção do esforço e da fadiga também diminuem.

Palavras-chave : Percepção do esforço; Estados de humor; Treinamento; Natação; Estafa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )