SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Volume de treinamento, percepção subjetiva do esforço e estados de humor durante um macrociclo de treinamentoTraços de personalidade, ansiedade e depressão em jogadores de futebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

SILVA, Elisa Martins da; RABELO, Ivan  e  RUBIO, Katia. A dor entre atletas de alto rendimento. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 79-97. ISSN 1981-9145.

A dor pode ser definida como "experiência sensorial e emocional desagradável, associada a lesões teciduais reais ou potenciais". Dessa maneira, percebe-se que a associação estabelecida entre lesão-estímulo doloroso envolve razões biológicas e um importante componente subjetivo. Este trabalho tem como objetivo avaliar como os atletas convivem, encaram e controlam os episódios dolorosos, sua capacidade em discriminar os diferentes tipos de dor, bem como sua sensibilidade em responder aos sinais e limites, condições essenciais na busca pelo melhor resultado para a equipe e para si próprio. Para tanto foram utilizados Inventário da Dor para o Esporte e relatos em formato de histórias de dor em 32 atletas participantes dos Jogos Abertos Brasileiros de 2009. Os dados apontam que as representações sobre a dor variam conforme a faixa etária e o gênero, o que reforça o componente subjetivo implicado nessa percepção, exigindo cuidados dos profissionais que irão lidar com os pacientes nessas condições.

Palavras-chave : Dor; Atleta; Psicologia do esporte; Avaliação interativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License