SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Personality traits, anxiety and depression in soccer playersPsychological processes and interventions in injured and rehabilitating athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

On-line version ISSN 1981-9145

Abstract

FRASCARELI, Lígia. Os “problemas psicológicos” do atleta: um olhar fenomenológico para a experiência esportiva. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 115-129. ISSN 1981-9145.

O presente artigo buscou, a partir da entrevista como uma atleta profissional, conhecer a experiência da prática esportiva através da perspectiva do próprio atleta, tendo como referencial teórico a Fenomenologia Existencial. Buscou também questionar alguns conteúdos próprios à Psicologia do Esporte, na tentativa de contrapor a experiência real do atleta a este campo de conhecimento, procurando apontar alguns de seus possíveis limites. A metodologia utilizada na entrevista foi a de intervenção participativa. Foi encontrado que a experiência da prática esportiva vivida por atletas é absolutamente singular, podendo ser explicitado como fenômeno, não como conceito. As categorizações e os conceitos provenientes da Psicologia do Esporte tradicional se mostraram pouco compatíveis com a experiência real do atleta no esporte. Procurou ao final, colocar em questão justamente as formas de atuação do psicólogo esportivo.

Keywords : Atleta; Fenomenologia; Psicologia do Esporte; Esporte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License