SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Os “problemas psicológicos” do atleta: um olhar fenomenológico para a experiência esportivaComportamento de risco entre atletas: os recursos ergogênicos e o doping no Século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

NUNES, Carlos Roberto de Oliveira; JAQUES, Max; ALMEIDA, Fabiana Thaís de  e  HEINECK, Georgette Iara Ullmann. Processos e intervenções psicológicas em atletas lesionados e em reabilitação. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 130-146. ISSN 1981-9145.

Este é um artigo de revisão teórica, construído a partir de informações existentes em livros de Psicologia do Esporte e artigos coletados no PsycInfo, Scielo e LILACS. Apresenta uma síntese de processos psicológicos e experiências de suporte social vivenciados por atletas lesionados e em reabilitação, bem como, diretrizes e procedimentos de intervenção psicológica aplicáveis nestes atletas, para se reduzir os impactos emocionais da lesão, os custos e o tempo de tratamento. Conclui-se que atletas jovens devem ser ensinados a prevenir lesões, a reconhecê-las o mais precocemente possível, e a agir de forma eficiente quando lesões são detectadas.

Palavras-chave : Lesão; Psicologia do esporte; Intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License