SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Processos e intervenções psicológicas em atletas lesionados e em reabilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

RUBIO, Katia  e  NUNES, Alexandre Velly. Comportamento de risco entre atletas: os recursos ergogênicos e o doping no Século XXI. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.1, pp. 147-160. ISSN 1981-9145.

A competitividade e a busca constante por rendimentos superiores são padrões de comportamento entre atletas e a população em geral. Os campeões são vistos como importantes referências de identificação para a sociedade e quando utilizam substâncias ilícitas para vencer, teme-se que não só estejam prejudicando a si mesmos, mas também a imagem do esporte. O treinamento e o desempenho nos dias de hoje são influenciados pela utilização constante de recursos ergogênicos e também pelo uso de doping. As regras sobre o uso de recursos ergogênicos e do doping são claras e universais, reconhecidas por cerca de 200 países, pela UNESCO e por todas as federações esportivas internacionais vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional. Ainda assim, muitos atletas e profissionais da área da saúde que trabalham com esporte parecem desconhecê-las, ou desrespeitá-las deliberadamente. Esse artigo se propõe a discutir os rumos do esporte no século XXI e os fatores mais relevantes que podem levar atletas jovens a usar substâncias e ou métodos proibidos.

Palavras-chave : Doping; Esporte; Educação; Olimpismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License