SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Efeitos psicofísicos da música no exercício: uma revisãoMúsica: recurso ergogênico psicológico durante o exercício físico? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

RANIERI, Leandro Penna  e  BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. A superação esportiva vivenciada por atletas com deficiência visual: análise fenomenológica. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 46-60. ISSN 1981-9145.

O objetivo desta investigação foi compreender o papel do esporte na vida de atletas com deficiência visual enfocando a noção da superação a partir dos relatos de suas experiências vivenciais. Buscou-se, através da análise fenomenológica de quatro entrevistas gravadas e transcritas com atletas com deficiência visual, compreender o que é e como se manifesta esta vivência. A superação no esporte, de acordo com a análise dos relatos, pode ser vista como uma dinâmica singular de vivências que se empenham junto a um obstáculo - imposto e favorecido pelos códigos e normas que delineiam as ações alvo da prática esportiva - solicitando tensão crescente e desafiadora, nas dimensões corpórea, psíquica e espiritual, e sendo ancorada, como elemento marcante, na intensidade de um momento hilético tátil reconhecido como superior e pleno de valor ao ponto de assumir uma função existencial na vida destes atletas.

Palavras-chave : Superação; Esporte; Vivências; Fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )