SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2A superação esportiva vivenciada por atletas com deficiência visual: análise fenomenológicaO auto-estabelecimento de metas na aprendizagem de habilidades motoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

CARNEIRO, João Guilherme et al. Música: recurso ergogênico psicológico durante o exercício físico?. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 61-70. ISSN 1981-9145.

A utilização da música tem sido apontada como um possível recurso ergogênico que contribui para melhora do desempenho durante exercícios físicos. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar e discutir as principais evidências do efeito ergogênico da música sobre o desempenho em exercícios. Assim, o uso da música como recurso ergogênico mostrou-se eficiente durante a realização de exercícios principalmente em intensidade submáxima (≤70% VO2máx). Contudo, durante o exercício máximo (≥100% VO2máx),apesar de se constatar efeitos positivos, seus efeitos apresentaram-se em menor magnitude. Por outro lado, os mecanismos de ação deste efeito ergogênico permanecem pouco claros, demonstrando a necessidade de futuros estudos.

Palavras-chave : Música; Recurso ergogênico; Exercício físico; Desempenho físico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )