SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2O rúgbi num projeto social: relato de uma experiênciaA prática do judô e o desenvolvimento moral de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

DURAO, Luís Manuel de Oliveira et al. Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Conceptions of the Nature of Athletic Ability Questionnaire-2 (CNAAQ-2): estudo da estrutura fatorial e validade de construto. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 102-116. ISSN 1981-9145.

Este artigo teve como objetivo numa amostra de 512 estudantes de Educação Física (EF) da comunidade escolar do Concelho de Sesimbra, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, investigar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Conceptions of the Nature of Athletic AbilityQuestionnaire - 2, adaptado para contexto educativo, através do estudo de Análise Fatorial Confirmatória (AFC) e de validade de construto, prevista pela Teoria dos Objetivos de Realização (Dweck, 2002; Roberts, & Balagué, 1991). Foram aplicados questionários para avaliar as percepções de sucesso nas aulas de EF (POSQvp) e as conceções acerca da natureza da capacidade atlética (CNAAQ- 2vp). Os resultados da AFC do modelo de medida, revelaram um ajustamento satisfatório do modelo constituído pelos dois fatores Conceção Incremental da Aptidão e Conceção de Entidadeda Aptidão. Os resultados da precisão das respostas aos itens mostraram, respectivamente coeficientes αCronbach de .75 e .74, revelando ser, um instrumento satisfatoriamente consistente para ser aplicado em contexto educativo. Os resultados da análise de relações causais do modelo estrutural teórico proposto, mostraram um ajustamento satisfatório do modelo aos dados empíricos, sendo congruentes com as nossas hipóteses. Finalmente, não encontramos evidência estatística de associação entre os dois construtos Incremental e Entidade.

Palavras-chave : Conceção incremental da aptidão; Conceção de entidade da aptidão; Orientação para a tarefa; Orientação para o rendimento; Propriedades psicométricas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )