SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Propriedades psicométricas da versão portuguesa do Conceptions of the Nature of Athletic Ability Questionnaire-2 (CNAAQ-2): estudo da estrutura fatorial e validade de construtoMotivação na educação física: fatores influenciadores da disciplina escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

TRUSZ, Rodrigo Augusto  e  DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. A prática do judô e o desenvolvimento moral de crianças. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 117-135. ISSN 1981-9145.

Este estudo discute teoricamente a relação que pode ser estabelecida entre a prática do judô e o desenvolvimento moral de crianças. São apresentados conceitos teóricos sobre o desenvolvimento moral durante a infância, assim como os princípios do judô, características, técnicas e formas de ensino. A partir da compreensão sobre o desenvolvimento moral, na perspectiva Piagetiana, são relacionadas situações que ocorrem nas aulas de judô e que podem contribuir para que o indivíduo praticante de judô desenvolva sua autonomia moral. Destaca-se que a prática do judô, como uma modalidade esportiva baseada em regras e normas, pode colaborar no desenvolvimento moral das crianças, por utilizar seus princípios em situações de grupo, através do estabelecimento de relações de respeito mútuo e cooperação. Assim, compreende-se o judô como uma prática esportiva que pode proporcionar benefícios físicos e cognitivos, através de vivências que estimulam o desenvolvimento integral das crianças.

Palavras-chave : Desenvolvimento moral; Judô; Prática esportiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )