SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2A prática do judô e o desenvolvimento moral de criançasAvaliação da influência de estilos de treinadores na percepção de valores no esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

DURAO, Luís Manuel Oliveira et al. Motivação na educação física: fatores influenciadores da disciplina escolar. Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 136-156. ISSN 1981-9145.

O estabelecimento de atitudes disciplinares efetivas, no sistema educativo, é fundamental para assegurar o sucesso académico e providenciar um clima de aprendizagem seguro, como meio de possibilitar fins mais nobres, como a autoformação, autoestima e a auto-confiança. O objetivo deste trabalho foi o de analisar, para uma amostra constituída por 777 alunos de Educação Física (EF), a influência dos fatores motivacionais, antecedentes pessoais, socias e contextuais sobre as atitudes disciplinares dos estudantes do Ensino Básico e Secundário Público em Portugal. Através da análise do modelo de relações causais, os resultados mostraram que, independentemente da competência percebida, as conceções incrementais da aptidão atlética e a orientação para a tarefa mediados pelo clima motivacional percebido para a tarefa são fatores preditores favoráveis mais importantes na explicação do surgimento das atitudes disciplinares. Por outro lado, conforme hipotetizado, o clima motivacional percebido para a tarefa  desfavorece o surgimento da conduta indisciplinar do aluno. Por fim, a consistência dos resultados, similares a outros estudos produzidos, evidenciam a importância da criação de um clima motivacional orientado para a tarefa, nas aulas de Educação Física, de modo a que este proporcione uma aprendizagem ótima da Educação Física escolar.

Palavras-chave : Conceções de aptidão atlética; Orientações para objetivos de realização; Clima motivacional; Atitudes disciplinares/indisciplinares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )