SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Motivação na educação física: fatores influenciadores da disciplina escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicologia do Esporte

versão On-line ISSN 1981-9145

Resumo

GONZALEZ HERNANDEZ, Juan; JARA VERA, Pedro  e  FAYOS RUIZ, Enrique Javier Garcés de los. Avaliação da influência de estilos de treinadores na percepção de valores no esporte . Rev. bras. psicol. esporte [online]. 2010, vol.3, n.2, pp. 157-167. ISSN 1981-9145.

Introdução. A importância papel do treinador no esporte de iniciação tem sido um dos mais investigados em Psicologia do Esporto. A parte educativa é muitas vezes esquecida por aqueles que se ocupam do desenvolvimento do esporte. As idades entre 14-18 anos ou mais, são as mais adequadas para uma intervenção, e são professores de educação física e treinadores os principais agentes na transmissão dos valores esportivos do esporte. Metodologia. Os dados foram coletados através de um questionário sociodemográfico e desportivo, o Questionário CBAS e um questionário de atitude anti-desportiva e agressiva. Resultados. Os resultados indicaram os estilos de liderança dos treinadores de atletas de futebol e amostra selecionada compreendeu criancas e jovens das categorias cadete e juvenil de um clube de jovens na cidade de Murcia (Espanha). Foi possível observar a relação entre as características da amostra com o comportamento agressivo e anti-desportivo dos atletas. Conclusões. A partir dos resultados, foram propostas medidas para promover o espírito esportivo e prevenir o comportamento agressivo em jovens atletas das escolas de base, treinadores de formação.

Palavras-chave : Sporting valores; Estilos de treinadores; Base esportiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )