SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Transpondo barreiras: o percurso dos portadores de necessidades especiais ao longo dos temposDepressão puerperal e interação mãe-bebê: um estudo piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

VICTORIA, Mara Sizino da  e  SOARES, Adriana Benevides. Estados emocionais e processamento cognitivo: sistemas dependentes?. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 15-19. ISSN 1982-1247.

A presente pesquisa buscou articular as áreas da psicologia das emoções e da psicologia cognitiva sob a ótica do tratamento da informação. O estudo propôs dois experimentos com 42 participantes moradores do Rio de Janeiro, que tinham os seguintes objetivos: no primeiro experimento, verificar o caráter de independência do sistema emocional e do processamento cognitivo; no segundo experimento, representar o modelo de rede das emoções vinculado ao cognitivo, ou seja, expressar os sistemas funcionando de forma dependente. O procedimento utilizou o priming junto a palavras-teste, técnica que trabalha com tempo de reação em ciência cognitiva. Os resultados apontam para a distinção de funcionamento dos sistemas emocional e cognitivo, embora em interação. Os resultados encontrados são corroborados pelas recentes descobertas da neurociência.

Palavras-chave : Psicologia da emoção; Processamento cognitivo; Priming.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License