SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Estados emocionais e processamento cognitivo: sistemas dependentes?A relação da escola com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos vales do Rio Pardo e Taquari - RS: um pensamento atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

RAMOS, Sofia Helena Amarante da Silva  e  FURTADO, Erikson Felipe. Depressão puerperal e interação mãe-bebê: um estudo piloto. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 20-28. ISSN 1982-1247.

Com o objetivo de comparar perfis de interação mãe-bebê entre mães deprimidas e não deprimidas no terceiro mês do pós-parto, 22 puérperas usuárias passaram por uma entrevista para avaliação de variáveis sóciodemográficas e responderam à Escala de Edimburgo, para detecção de depressão pós-parto, e à Escala de Avaliação da Interação Mãe-Bebê (técnica mista de entrevista e observação). Observou-se que as mães com depressão pós-parto obtiveram pontuação geral significativamente menor na Escala de Avaliação da Interação Mãe-Bebê, se comparadas com as mães não deprimidas. Diferenças significativas entre os dois grupos apareceram em relação à comunicação pós-parto, ao estilo da interação e ao envolvimento afetivo com o bebê. Não houve diferença significativa quanto à comunicação pré-natal e expectativas sobre o bebê, sugerindo que a depressão puerperal possivelmente concentrou seus efeitos prejudiciais sobre a interação mãe-bebê no período do pós-parto.

Palavras-chave : Depressão puerperal; Interação mãe-bebê.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License