SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Um estudo das crenças no que concerne ao consumo/tráfico de drogas enquanto causa da violência/agressividadMáscaras e conflitos da representação social do idoso na cidade de Juiz de Fora índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely  y  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Análise da fidedignidade entre dois tipos de pontuação do Teste de Cloze. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 41-51. ISSN 1982-1247.

Muitas situações exigem o uso da habilidade de leitura para um bom desempenho acadêmico. Algumas pesquisas evidenciam que ela se relaciona com o nível de dificuldade do texto. Explorar as dificuldades dos itens na pontuação da compreensão textual avaliada por meio da técnica de Cloze foi o objetivo desta pesquisa. Participaram 574 universitários de três universidades privadas dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A compreensão textual foi medida por meio da aplicação de um texto elaborado dentro dos padrões da técnica de Cloze, utilizando-se dois critérios de correção das respostas. O primeiro avaliou o acerto e o erro, sem considerar a dificuldade do item; o segundo levou em consideração a dificuldade do item de acordo com o contexto em que estava inserido. Os resultados indicaram diferença entre os dois critérios de pontuação. Evidenciou-se também diferença significante na compreensão em leitura entre os diferentes cursos.

Palabras clave : Teste de cloze; Compreensão em leitura; Universidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License