SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Reliabilty analises between two types of punctuation of Cloze Technique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

MAGALHAES, Neide Cordeiro de. Máscaras e conflitos da representação social do idoso na cidade de Juiz de Fora. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 52-57. ISSN 1982-1247.

Analisamos nesta pesquisa a construção das representações sociais do idoso na sociedade de Juiz de Fora para entender a heterogeneidade de representações no processo de envelhecimento, na cidade, e por que este processo passou a ser considerado um problema social. Partimos dos conceitos de Representação Social em Moscovici e seus colaboradores e estudamos as representações do idoso que vive em asilo e daquele que participa dos programas para a terceira idade em Juiz de Fora. Buscamos nas memórias dos velhos, na reconstituição da história da cidade e na observação participante analisar as máscaras do poder e os conflitos presentes nas negociações para a ressignificação da longevidade nos diferentes grupos sociais.

Keywords : Representação social; Idoso; Ressignificação; Cultura.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License