SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Análise da fidedignidade entre dois tipos de pontuação do Teste de Cloze índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MAGALHAES, Neide Cordeiro de. Máscaras e conflitos da representação social do idoso na cidade de Juiz de Fora. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.1, pp. 52-57. ISSN 1982-1247.

Analisamos nesta pesquisa a construção das representações sociais do idoso na sociedade de Juiz de Fora para entender a heterogeneidade de representações no processo de envelhecimento, na cidade, e por que este processo passou a ser considerado um problema social. Partimos dos conceitos de Representação Social em Moscovici e seus colaboradores e estudamos as representações do idoso que vive em asilo e daquele que participa dos programas para a terceira idade em Juiz de Fora. Buscamos nas memórias dos velhos, na reconstituição da história da cidade e na observação participante analisar as máscaras do poder e os conflitos presentes nas negociações para a ressignificação da longevidade nos diferentes grupos sociais.

Palavras-chave : Representação social; Idoso; Ressignificação; Cultura.

        · resumo em Português     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License