SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Percepção de classe social entre idosos e suas relações com aspectos emocionais do envelhecimentoTeste de Nomeação de Figuras: evidências de precisão e validade em crianças pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

AGUIAR, Silvia Gomes  e  RONZANI, Telmo Mota. Psicologia social e saúde coletiva: reconstruindo identidades. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.2, pp. 11-22. ISSN 1982-1247.

O presente artigo consiste em uma revisão bibliográfica que apresenta um breve histórico da psicologia no campo da saúde, mais especificamente da psicologia na saúde pública. Problematiza as práticas da psicologia tradicional neste contexto e apresenta algumas alternativas e propostas de atuação da psicologia na saúde coletiva, centrada principalmente nas ações de políticas de saúde, prevenção de doenças e promoção de saúde, tendo como embasamento teórico principal a psicologia social. Conclui-se que a psicologia social não é uma teoria totalizadora das possibilidades de intervenção e entendimento do tema em questão, porém se apresenta como um campo coerente e importante para as ações em saúde coletiva.

Palavras-chave : Psicologia social; Saúde coletiva; Práticas em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License