SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Psicologia social e saúde coletiva: reconstruindo identidadesReprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra et al. Teste de Nomeação de Figuras: evidências de precisão e validade em crianças pré-escolares. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.2, pp. 23-31. ISSN 1982-1247.

A habilidade de nomeação tem sido relatada como fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral e relacionada à aquisição da linguagem escrita. Também tem sido apontada como um aspecto importante a ser considerado na avaliação de linguagem em pré-escolares. Este estudo teve como objetivo verificar as características psicométricas de precisão e validade de um teste de nomeação de figuras. Participaram 122 crianças, de 3 a 5 anos de idade, avaliadas com o Teste de Nomeação de Figuras (TNF) e Escala de Maturidade Mental Colúmbia, individualmente, em duas sessões. Resultados evidenciaram boa precisão do TNF, com coeficiente alfa de 0,96 e Spearman-Brown de 0,76. Ancova do efeito de idade, controlando inteligência não-verbal, revelou que o escore no TNF aumentou com a progressão da idade. Desta forma, o estudo proveu evidências de precisão e validade do TNF e contribuiu para a futura disponibilização de testes para avaliação da habilidade de nomeação em pré-escolares.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Linguagem oral; Nomeação; Pré-escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License