SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Picture Naming Test: evidences of validity and reliability in pre-school childrenSelf-efficacy and school achievement in students of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

SOUZA, Ana Caroline Ferreira de Carvalho e  and  CORREA, Jane. Reprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.2, pp. 32-40. ISSN 1982-1247.

O presente estudo procurou investigar se a reprodução escrita de um texto conhecido facilitaria o desempenho ortográfico de crianças da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Foram analisadas as histórias escritas em dois contextos de produção textual: a reprodução escrita de histórias e a escrita livre. Os dados foram analisados em função da freqüência e do tipo de transgressões ortográficas realizadas pelas crianças. Os resultados mostram que o contexto de reprodução escrita de histórias não influenciou o desempenho ortográfico das crianças em termos do número de transgressões realizadas. Embora a escolaridade fosse o fator que mais influenciou o desempenho ortográfico das crianças, a natureza de algumas transgressões ortográficas mostrou-se sensível à diferença entre os contextos.

Keywords : Escrita; Ortografia; Ensino fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License