SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Teste de Nomeação de Figuras: evidências de precisão e validade em crianças pré-escolaresAuto-eficácia e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SOUZA, Ana Caroline Ferreira de Carvalho e  y  CORREA, Jane. Reprodução escrita de histórias e a escrita ortográfica de crianças. Psicol. pesq. [online]. 2007, vol.1, n.2, pp. 32-40. ISSN 1982-1247.

O presente estudo procurou investigar se a reprodução escrita de um texto conhecido facilitaria o desempenho ortográfico de crianças da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Foram analisadas as histórias escritas em dois contextos de produção textual: a reprodução escrita de histórias e a escrita livre. Os dados foram analisados em função da freqüência e do tipo de transgressões ortográficas realizadas pelas crianças. Os resultados mostram que o contexto de reprodução escrita de histórias não influenciou o desempenho ortográfico das crianças em termos do número de transgressões realizadas. Embora a escolaridade fosse o fator que mais influenciou o desempenho ortográfico das crianças, a natureza de algumas transgressões ortográficas mostrou-se sensível à diferença entre os contextos.

Palabras clave : Escrita; Ortografia; Ensino fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License