SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Considerations about the anxiety in young athletes from stages of psychosocial development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

PEREIRA, Thiago Constâncio Ribeiro. O Conceito de Mente em Wilhelm Wundt . Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 03-10. ISSN 1982-1247.

O presente trabalho, inserido no campo da História da Psicologia, tem como objetivo apresentar a fundamentação do conceito de mente na fase de maturidade do pensamento psicológico de Wilhelm Wundt, considerando suas obras traduzidas para a língua inglesa. Pretende-se, com isso, compreender uma parte significativa das bases fundamentais de seu sistema maduro de psicologia, cuja apreciação entre os psicólogos encontra-se bastante prejudicada. Reconhece-se ali o valioso material fornecido para as discussões acerca da investigação dos fenômenos mentais. Além disso, no que refere à psicologia em geral, pretende-se demonstrar sua dependência em relação à atividade filosófica, apontando a relevância da reflexão teórico-conceitual para o estabelecimento de sua cientificidade e legitimidade.

Keywords : História da psicologia; Ciência; Mente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License