SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Wilhelm Wundt’s concept of mindResidence in Hospital and Health Psychology of the HU/UFJF: consolidating pratices in the camp of the health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

PAIVA, Robério Silva de  and  VILHENA SILVA, Thaísa. Considerações a respeito da ansiedade em jovens atletas a partir dos estágios psicossociais do desenvolvimento. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 11-19. ISSN 1982-1247.

Esta revisão bibliográfica tem como objetivo considerar o processo de estruturação da ansiedade dentro da teoria de Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson e discutir a questão da limitação dos estudos de ansiedade no esporte. Desse modo, parte-se do entendimento de que os mecanismos de ansiedade no contexto esportivo podem influenciar no desempenho dos atletas e que, portanto, uma metodologia de intervenção diante desse fenômeno precisa ser feita. Assim, é discutida a necessidade de um sistema de estruturação de treinamento psicológico para que os atletas possam atuar com mais equilíbrio e lidar com situações de estresse no contexto do esporte competitivo.

Keywords : Ansiedade; Desenvolvimento psicossocial; Treinamento psicológico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License