SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1A questão cognitiva e afetiva na inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalhoQualidade de vida na terceira idade: a influência da participação em grupos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

LAMAS, Karen Cristina Alves; PEREIRA, Sabrina Maura  y  BARBOSA, Altemir José Gonçalves. Orientação profissional na escola: uma pesquisa com intervenção. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.1, pp. 60-68. ISSN 1982-1247.

A escolha profissional é um processo evolutivo que, se realizada de forma consciente e planejada, interfere positivamente na qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho é apresentar uma orientação profissional dentro da escola, utilizando como base teórica a abordagem sócio-histórica e como método de avaliação dos resultados uma escala de atitudes. Verificou-se a importância de um instrumento para avaliar processos de orientação profissional, que possibilite mensurar quanto os alunos se beneficiaram com a intervenção. Entretanto, o indicado seria a prática durante as aulas, com a participação dos professores, de modo que o tema seja trabalhado de forma transversal ao currículo escolar.

Palabras clave : Orientação profissional; Adolescentes; Abordagem sócio-histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License