SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Uma matriz de influências como instrumento para análise da obra de E. C. Tolman índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SARFOCADA, Enrique. El concepto de salud comunitaria ¿Denomina solo un escenario de trabajo o también una nueva estrategia de acción en salud pública?. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 03-13. ISSN 1982-1247.

A psicologia comunitária teve seu ganho mais significativo quando deixou de focar atenção no sofrimento mental do sistema institucional e concentrou atenção na enfermidade devolvendo-a ao seu contexto natural, a comunidade. Assim se analisa o surgimento da Saúde Pública e dos paradigmas que orientam sua prática: o tradicional, que tem o modelo infeccioso como suporte lógico, e o de saúde coletiva, que implica em enorme avanço no campo da saúde, porém existe um obstáculo: é primordialmente de natureza médica, atributo que tem a particularidade de ao acessar a realidade a compreender sob o ponto de vista médico. A partir do começo do século atual se observa o surgimento de um novo paradigma: o da saúde comunitária. Analisam-se as diferenças entre estes 3 paradigmas e se apresentam algumas questões sobre a formação do profissional de saúde.

Palavras-chave : Psicologia comunitária; Saúde; Saúde comunitária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License