SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Adaptation and the psychometric investigation of a set of executive tasks for evaluation of executive functions in preschool childrenThe relationship between morphological awareness and spelling in Primary Education children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

BARBOSA, Altemir José Gonçalves  and  OLIVEIRA, Larissa Dias de. Estresse e enfrentamento em pais de pessoas com necessidades especiais. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 36-50. ISSN 1982-1247.

O estresse pode ser considerado um dos mais graves problemas de saúde da sociedade moderna. Pais de pessoas com necessidades especiais são mais vulneráveis a esse problema. O presente estudo buscou avaliar as características de estresse desses pais, bem como descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas. Foram aplicados o ISS-LIPP e o Inventário de Estratégias Coping em 11 pais de pessoas com necessidades especiais atendidas em uma instituição A maioria dos participantes possuía sintomas significativos de estresse, sendo que dois deles se encontravam na fase de quase exaustão e sete na fase de resistência. Cinco possuíam tanto sintomas físicos quanto psicológicos e quatro possuíam prevalência de sintomas psicológicos. A estratégia de coping mais utilizada foi a resolução de problemas, enquanto a menos usada foi o afastamento. Não foram constatadas diferenças significantes entre as estratégias de enfrentamento utilizadas por pais com e sem sintomas significativos de estresse.

Keywords : Estresse; Coping; Pais; Necessidades especiais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License