SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Propriedades psicométricas de tarefas para avaliar funções executivas em pré-escolaresRelação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

BARBOSA, Altemir José Gonçalves  y  OLIVEIRA, Larissa Dias de. Estresse e enfrentamento em pais de pessoas com necessidades especiais. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 36-50. ISSN 1982-1247.

O estresse pode ser considerado um dos mais graves problemas de saúde da sociedade moderna. Pais de pessoas com necessidades especiais são mais vulneráveis a esse problema. O presente estudo buscou avaliar as características de estresse desses pais, bem como descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas. Foram aplicados o ISS-LIPP e o Inventário de Estratégias Coping em 11 pais de pessoas com necessidades especiais atendidas em uma instituição A maioria dos participantes possuía sintomas significativos de estresse, sendo que dois deles se encontravam na fase de quase exaustão e sete na fase de resistência. Cinco possuíam tanto sintomas físicos quanto psicológicos e quatro possuíam prevalência de sintomas psicológicos. A estratégia de coping mais utilizada foi a resolução de problemas, enquanto a menos usada foi o afastamento. Não foram constatadas diferenças significantes entre as estratégias de enfrentamento utilizadas por pais com e sem sintomas significativos de estresse.

Palabras clave : Estresse; Coping; Pais; Necessidades especiais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License