SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Relação entre consciência morfológica e a escrita em crianças do ensino fundamentalA análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

JUSTI, Francis Ricardo dos Reis  e  JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo. As estatísticas de vizinhança ortográfica das palavras do português e do inglês são diferentes?. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 61-73. ISSN 1982-1247.

Este trabalho avaliou a correlação entre medidas tradicionais de vizinhança ortográfica (N e NF) e o número de vizinhos ortográficos formados pela transposição de duas letras (TLN), bem como se diferenças na distribuição estatística das variáveis de vizinhança ortográfica poderiam explicar as diferenças encontradas nos efeitos dessas variáveis na língua portuguesa e inglesa. Para tanto, foram geradas estatísticas de vizinhança ortográfica para 8465 palavras do português. Não foram observadas grandes diferenças entre as palavras do português e as da língua inglesa no que tange às estatísticas de vizinhança ortográfica, tornando difícil explicar as discordâncias encontradas nos efeitos de N e NF com base na ideia de estruturas de vizinhança ortográfica diferentes entre as línguas. Além disso, a correlação entre as medidas tradicionais de vizinhança ortográfica e TLN foram ínfimas, o que indica que os efeitos de N e NF, sejam quais forem, dificilmente podem ser explicados por sua relação com TLN.

Palavras-chave : Vizinhança ortográfica; Acesso lexical; Reconhecimento visual de palavras; Linguística de corpus; Comparações entre línguas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License