SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Are orthographic neighborhood statistics of Portuguese and English words different?A compreensão de textos em condições de compartilhamento da atenção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

PESSOA, Luciana Fontes; SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia  and  OLIVA, Angela Donato. A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 74-86. ISSN 1982-1247.

A linguagem é considerada um instrumento de mediação simbólica que caracteriza a espécie humana e é fundamental nas trocas interpessoais e na internalização dos processos constituídos nessas trocas. Neste artigo foram descritas contribuições teóricas acerca do desenvolvimento da linguagem, e o papel da fala do adulto nesse processo. O modelo de Roman Jackobson foi adotado para análise de características pragmáticas da fala materna. Foram transcritas e analisadas as falas maternas em 40 díades, em dois momentos do desenvolvimento do bebê (30 dias e 5 meses). Foram ainda analisados os aspectos afetivos e cognitivos dessa linguagem. Os resultados mostraram uma predominância da função fática em ambas as faixas etárias. Houve também predominância dos aspectos afetivos em relação aos cognitivos. Acredita-se que o conhecimento das características da fala materna em etapas iniciais do desenvolvimento e a identificação dos aspectos pragmáticos, que podem colaborar para o desenvolvimento da linguagem infantil, são de especial relevância.

Keywords : Aquisição de linguagem; Díade mãe-bebê; Desenvolvimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License