SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2As estatísticas de vizinhança ortográfica das palavras do português e do inglês são diferentes?A compreensão de textos em condições de compartilhamento da atenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

PESSOA, Luciana Fontes; SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia  y  OLIVA, Angela Donato. A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 74-86. ISSN 1982-1247.

A linguagem é considerada um instrumento de mediação simbólica que caracteriza a espécie humana e é fundamental nas trocas interpessoais e na internalização dos processos constituídos nessas trocas. Neste artigo foram descritas contribuições teóricas acerca do desenvolvimento da linguagem, e o papel da fala do adulto nesse processo. O modelo de Roman Jackobson foi adotado para análise de características pragmáticas da fala materna. Foram transcritas e analisadas as falas maternas em 40 díades, em dois momentos do desenvolvimento do bebê (30 dias e 5 meses). Foram ainda analisados os aspectos afetivos e cognitivos dessa linguagem. Os resultados mostraram uma predominância da função fática em ambas as faixas etárias. Houve também predominância dos aspectos afetivos em relação aos cognitivos. Acredita-se que o conhecimento das características da fala materna em etapas iniciais do desenvolvimento e a identificação dos aspectos pragmáticos, que podem colaborar para o desenvolvimento da linguagem infantil, são de especial relevância.

Palabras clave : Aquisição de linguagem; Díade mãe-bebê; Desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License