SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2A análise da fala materna dirigida a bebês em duas etapas do desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

HENRIQUES, Vânia Francisca Cícero de Sá  e  SOARES, Adriana Benevides. A compreensão de textos em condições de compartilhamento da atenção. Psicol. pesq. [online]. 2008, vol.2, n.2, pp. 87-95. ISSN 1982-1247.

Este estudo propõe investigar a compreensão de textos em condições de compartilhamento da atenção. Participaram 75 alunos do Ensino Médio distribuídos em compreendedores bons e menos proficientes. Foi utilizado um questionário para coleta das variáveis sociodemográficas, um texto e seu respectivo questionário e um segundo texto que era visualizado no computador com seu questionário. A primeira etapa consistiu na aplicação do questionário do participante e do primeiro texto com seu questionário. Ao final desta etapa, foram classificados os participantes como bons e compreendedores menos proficientes. A segunda etapa consistiu em responder ao segundo texto e seu questionário em três condições diferentes: em silêncio; exposto ao som musical e ouvindo a narração de um jogo de futebol. Os resultados mostram que o grupo dos bons compreendedores apresenta melhor desempenho sob as três condições e que tanto bons quanto compreendedores menos proficientes têm melhor desempenho em condição de silêncio.

Palavras-chave : Foco de atenção; Compreensão de textos; Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License