SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Grupos sociais e instituições: comunicação, interação e recepçãoRedes sociais no contexto de uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua: the context of drug use among children and adolescents at street circumstance índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

CAGNIN, Simone. Neuropsicologia cognitiva e psicologia cognitiva: o que o estudo da cognição deficitária pode nos dizer sobre o funcionamento cognitivo normal?. Psicol. pesq. [online]. 2009, vol.3, n.1, pp. 16-30. ISSN 1982-1247.

O objetivo deste artigo é esboçar uma reflexão sobre a importância dos estudos da Neuropsicologia Cognitiva para a construção de modelos teóricos de processamento da informação desenvolvidos no âmbito da Psicologia Cognitiva. Através da seleção de estudos que apresentam padrões de déficits e preservações cognitivas de pacientes com comprometimentos cerebrais, busca-se tecer considerações sobre a contribuição destas investigações, não só para o entendimento da cognição deficitária, mas, especialmente, para o entendimento do funcionamento cognitivo normal.

Palabras clave : Neuropsicologia Cognitiva; Psicologia Cognitiva; Relação cérebro-mente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License