SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Neuropsicologia cognitiva e psicologia cognitiva: o que o estudo da cognição deficitária pode nos dizer sobre o funcionamento cognitivo normal?Comportamento pró-social através da técnica da carta perdida: Há vagas para altruísmo em estacionamentos universitários? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MOURA, Yone Goncalves de; SILVA, Eroy Aparecida da  e  NOTO, Ana Regina. Redes sociais no contexto de uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua: the context of drug use among children and adolescents at street circumstance. Psicol. pesq. [online]. 2009, vol.3, n.1, pp. 31-46. ISSN 1982-1247.

O presente artigo relata que estudos demonstram que o ser humano tende a adoecer quando percebe que sua rede social foi reduzida ou rompida. Neste estudo foram utilizadas duas técnicas qualitativas: observação participante e entrevistas em profundidade, de referencial etnográfico. Dezessete adolescentes foram entrevistados. Os sistemas observados foram compostos por diferentes segmentos sociais que variaram entre a família, escola, serviços de saúde, instituições específicas para pessoas em situação de rua, polícia, comércio, tráfico e, até mesmo, os ambulantes, transeuntes, motoristas (especialmente nos faróis) e os próprios “irmãos” da rua. Para esses adolescentes as situações de vulnerabilidade no ambiente familiar, parecem contribuir para o uso precoce de drogas. A cola apareceu como a droga mais usada pelos adolescentes. Diante disso, é fundamental ressaltar a responsabilidade que as redes sociais têm de auxiliar famílias, crianças e adolescentes para a diminuição da desfiliação social e redução das desigualdades sociais no Brasil.

Palavras-chave : Redes sociais; Adolescentes em situação de rua; Abuso de drogas; Etnografia; Pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License