SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Comportamento pró-social através da técnica da carta perdida: Há vagas para altruísmo em estacionamentos universitários?Expectativas sobre os efeitos do uso de álcool entre adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PEREIRA, Janine Reis Tavares. Aplicação do questionário de qualidade de vida em pessoas com deficiência intelectual. Psicol. pesq. [online]. 2009, vol.3, n.1, pp. 59-74. ISSN 1982-1247.

Este trabalho avaliou a qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual. A amostra consistiu de 15 pessoas (10 mulheres e 5 homens), com média de idade de 26,8 anos. Os dados foram coletados através da aplicação da primeira versão em língua portuguesa do Questionário de Qualidade de Vida - QQV. Os sujeitos foram indagados sobre sua Satisfação, Produtividade, Independência e Participação Social. O percentil médio mais elevado foi alcançado na escala de Satisfação (73,6), seguido da participação social (52,8) e Produtividade (43,73). O desempenho mais baixo foi no domínio Independência (12,8). A análise nos permitiu dizer a respeito da necessidade de investirmos no contexto social destes indivíduos, sobretudo na promoção de independência e, consequentemente, na Qualidade de Vida das pessoas com deficiência intelectual.

Palavras-chave : Qualidade de vida; Deficiência intelectual; Questionário de Qualidade de Vida; QQV.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License