SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Expectativas sobre os efeitos do uso de álcool entre adolescentesOrtografia do português do Brasil e habilidades linguísticas em crianças bilíngues francês-português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CRUVINEL, Miriam  e  BORUCHO, Evely. Sintomas de depressão infantil e ambiente familiar. Psicol. pesq. [online]. 2009, vol.3, n.1, pp. 87-100. ISSN 1982-1247.

O presente trabalho investiga variáveis do ambiente familiar, como supervisão, envolvimento e suporte dos pais em crianças com e sem sintomas de depressão. Participaram do estudo 6 mães de alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental: 3 eram mães de crianças com sintomatologia depressiva, e as outras 3, de crianças sem sintomas. Os dados foram coletados por meio da versão brasileira do Inventário de Depressão Infantil - CDI e do Inventário de Recursos do ambiente familiar - RAF. Os resultados apontaram diferenças entre os dois grupos no que concerne à “Supervisão dos Pais” em relação às atividades da criança fora da escola, às tarefas escolares e às atividades com horário definido. O ambiente familiar das crianças com sintomatologia depressiva caracterizou-se por mais dificuldades relacionadas à supervisão parental. Como as relações familiares saudáveis e seguras contribuem para o ajustamento emocional da criança, acredita-se na necessidade de se desenvolverem programas preventivos direcionados especialmente aos pais.

Palavras-chave : Depressão infantil; Variáveis familiares; Ensino fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License