SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Aprendizagem Implícita e Explícita: Uma Visão Integradora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PERUCCHI, Juliana. Nos trâmites da lei: Uma crítica à perspectiva tradicional da noção de família no âmbito da psicologia jurídica brasileira. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 03-14. ISSN 1982-1247.

O contexto social-familiar de intervenção da justiça, especificamente no que se refere às interfaces de investigação e de trabalho da Psicologia Jurídica, é o foco do presente artigo. Trata-se de um ensaio teórico que problematiza questões relacionadas à noção de família no âmbito jurídico e faz uma crítica à perspectiva da psicologia que atua apenas como uma ciência aplicada, complementar ao Direito. A análise defende que esse campo de atuação e de pesquisa em psicologia precisa avançar, contemplando as múltiplas tensões que constituem as relações familiares, para além do modelo de família tradicional ancorado em parâmetros patriarcais que há tempos estão sob dúvida.

Palavras-chave : Direito; família; psicologia jurídica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License