SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Aprendizagem Implícita e Explícita: Uma Visão IntegradoraAs Estratégias de Aprendizagem de Alunos Repetentes do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ANDRADE, Mônica Rodrigues Maia de; AMARAL, Ana Carolina Soares  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. A Cultura do Corpo Ideal: Prevalência de Insatisfação Corporal entre Adolescentes. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 24-30. ISSN 1982-1247.

O presente estudo, realizado no município de Juiz de Fora - MG, teve por objetivo verificar a prevalência de insatisfação corporal junto aos estudantes do Ensino Médio desta cidade, buscando relações entre as variáveis estudadas (gênero, tipo de escola - se pública ou privada -, escore de satisfação) e a prática de atividades físicas. Verificou-se que as variáveis sexo e tipo de escola parecem ter maior influência sobre a insatisfação corporal do que a prática de atividades físicas, ao observar que as meninas são mais insatisfeitas que os meninos, assim como os alunos da rede particular são mais insatisfeitos com seus corpos do que os alunos da rede pública.

Palavras-chave : Imagem corporal; adolescência; atividade física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License