SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1A Cultura do Corpo Ideal: Prevalência de Insatisfação Corporal entre AdolescentesEvidências de validade para o Teste de Atenção Alternada - TEALT índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

COSTA, Elis Regina da  y  BORUCHOVITCH, Evely. As Estratégias de Aprendizagem de Alunos Repetentes do Ensino Fundamental. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 31-39. ISSN 1982-1247.

Identificar e comparar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos repetentes e não repetentes do ensino fundamental foi o objetivo da presente pesquisa. A amostra contou com 155 alunos, dos quais 43,9% (68) já haviam repetido pelo menos uma vez alguma série escolar. Os dados foram coletados mediante uma entrevista individual estruturada, que continha situações hipotéticas relativas à aprendizagem e ao estudo. Os resultados revelaram que as estratégias de aprendizagem mencionadas pelos repetentes nas situações propostas foram mais pobres, menos funcionais e mais ambíguas, quando comparadas às dos alunos não repetentes. Sugere-se que os dados obtidos sejam verificados, futuramente, por estudos observacionais que possam melhor aquilatar, realmente, as ações daqueles que experimentam tanto o sucesso quanto o fracasso na escola.

Palabras clave : Estratégias de aprendizagem; repetência; ensino fundamental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License