SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Evidências de validade para o Teste de Atenção Alternada - TEALTEnsino Público e Privado: Comparando Representações Sociais de Professores sobre suas Habilidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

DELAGE, Paulo Elias Gotardelo Audebert  e  NETO, Marcus Bentes de Carvalho. Um Modo Alternativo de Construir um Operante: A Aprendizagem Recombinativa. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 50-56. ISSN 1982-1247.

Analistas do comportamento consideram a modelagem o procedimento de construção de repertórios comportamentais por excelência. Contudo, existem outras formas de se instalar uma nova resposta complexa sem a necessidade da construção gradual e direta do repertório final. O presente trabalho apresenta um modelo de recombinação espontânea (aprendizagem recombinativa ou generativa) de repertórios previamente estabelecidos de modo independente (não diretamente treinados). Tal modelo foi aqui utilizado para tentar instalar a cadeia de respostas: (a) subir em uma caixa e (b) puxar uma corrente, executada por um rato albino (Rattus norvegicus). Discutem-se as características de cada tipo de aprendizagem (modelagem e recombinativa), bem como as implicações do modelo ora apresentado para a compreensão ontogenética de padrões comportamentais chamados de criativos ou originais.

Palavras-chave : Aprendizagem recombinativa; aprendizagem generativa; modelagem; insight; rattus norvegicus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License