SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1Ensino Público e Privado: Comparando Representações Sociais de Professores sobre suas Habilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

BAPTISTA, Makilim Nunes; CARNEIRO, Adriana Munhoz  y  SISTO, Fermino Fernandes. Estudo Psicométrico de Escalas de Depressão (EDEP e BDI) e o Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 65-73. ISSN 1982-1247.

Esta pesquisa teve como objetivo encontrar evidências de validade para o conjunto de descritores intitulado inicialmente de Escala de Depressão -EDEP em relação a outras variáveis, que foram o Inventário de Depressão de Beck (BDI) e o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF) e evidenciar o quanto as variáveis sexo, estado civil, idade e escolaridade do chefe da família contribuem para essas relações. A coleta de dados resultou em um total de 165 estudantes universitários dos cursos de Direito e Enfermagem do interior do Estado de São Paulo, com idades entre 18 e 52 anos (M= 24,6; DP= 6,74). As análises foram realizadas pela a estatística paramétrica, a qual denotou correlações boas e positivas entre a EDEP e o BDI, assim como correlações fracas e negativas entre a EDEP e IPSF. Isso permitiu concluir que a EDEP mostra-se como um instrumento promissor no cenário da testagem psicológica. Por ser este um estudo que visa apenas um tipo de evidencia de validade, sugere-se que outras pesquisas sejam realizadas com a EDEP, a fim de se avaliar outras evidências de validade.

Palabras clave : Validade; depressão; testes psicológicos; família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License