SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Psicologia do Trabalho e das Organizações: Produção Científica e Desafios MetodológicosQuestões sobre Avaliação de Processos Psicoterápicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MASSINI, Marina. Métodos de Investigação em História da Psicologia. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 100-108. ISSN 1982-1247.

O artigo descreve os procedimentos metodológicos utilizados na área dos estudos históricos em psicologia, apontando para suas derivações dos métodos da historiografia geral e da história das ciências, por um lado, e para as interações entre ciências humanas, psicologia e historiografia, de outro. Aponta como a história da psicologia, nas duas vertentes de história dos saberes psicológicos e de história da psicologia científica, nasce neste terreno. Nesse âmbito, discute: as relações entre o trabalho histórico e a preservação e a memória; a existência de diversas abordagens metodológicas dependentes da diversidade dos objetos escolhidos; a importância das fontes e de seus gêneros como ferramentas básicas da pesquisa. Por fim, discute as modalidades de escrita da história da psicologia.

Palavras-chave : Historiografia da psicologia; história e memória; abordagens metodológicas em psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License