SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Métodos de Investigação em História da PsicologiaA Pesquisa em Neuropsicologia: Desenvolvimento Histórico, Questões Teóricas e Metodológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes. Questões sobre Avaliação de Processos Psicoterápicos. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 109-117. ISSN 1982-1247.

O artigo objetiva discutir formas de avaliação de eficácia em intervenções psicoterápicas, baseadas nos delineamentos de ensaios clínicos randomizados (randomized clinical trials), delineamentos quantitativos que regem as novas tendências de intervenções com base em evidências de pesquisas experimentais. Aborda-se inicialmente a definição de eficácia e eficiência e as principais características dos delineamentos que avaliam eficácia de intervenções psicológicas, tais como os ensaios clínicos e as metaanálises. Em seguida são descritos os principais problemas relacionados à complexidade em desenvolver pesquisas de eficácia em intervenções psicológicas, tendo como base os estudos que sustentam a medicina baseada em evidências. Por último, o autor relata pesquisas internacionais sobre eficácia em intervenções psicológicas e seus resultados, comparando abordagens teóricas/intervenções diversas em problemas tais como depressão, ansiedade, fobias, problemas sexuais, dentre outros.

Palavras-chave : Avaliação; processos psicoterápicos; eficácia; eficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License