SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Issues in Evaluation of Psychotherapy ProcessScientific Production on Educational Area: Academic Realization in Adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CAGNIN, Simone. A Pesquisa em Neuropsicologia: Desenvolvimento Histórico, Questões Teóricas e Metodológicas. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 118-134. ISSN 1982-1247.

O presente artigo tem como objetivo enfocar a pesquisa na Neuropsicologia, a partir de uma revisão histórica da literatura da área, destacando os principais métodos e questões teóricas que surgiram no percurso dos estudos científicos da relação cérebromente. Inicialmente, pretende-se apresentar os antecedentes históricos da pesquisa em Neuropsicologia, privilegiando-se a emergência do método anátomo-clínico, no século XIX, e as escolas psicométrica e cognitivista do século XX. Neste contexto, algumas pesquisas clínicas e experimentais com estudos de caso único e estudos de grupo são privilegiadas. Uma discussão sobre as contribuições e os limites das técnicas de neuroimagem é também esboçada. Por último, uma conclusão é proposta com o intuito de integrar as reflexões tecidas ao longo do trabalho.

Keywords : Neuropsicologia; história; pesquisa; método.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License