SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Metodologia de Pesquisa em Desenvolvimento Humano: Velhas Questões RevisitadasO Experimento na Psicologia Social: Sobre a Pesquisa Experimental em um Meio Relativista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

VELASCO, Saulo Missiaggia; GARCIA-MIJARES, Miriam  y  TOMANARI, Gerson Yukio. Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Análise Experimental do Comportamento. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 150-155. ISSN 1982-1247.

O método de pesquisa tendo o sujeito como seu próprio controle é uma das marcas da Análise Experimental do Comportamento. Os modos como o analista do comportamento formula perguntas, mensura comportamentos, realiza comparações experimentais, analisa dados e deriva conclusões são relativamente distintos dos métodos praticados em outros campos da Psicologia. O objetivo deste trabalho é apresentar introdutoriamente as principais características desse modo peculiar de investigação científica, explicitando as relações que suas estratégias e táticas mantêm com um conjunto de concepções filosófico-conceituais acerca da natureza de seu objeto de estudo, ou seja, o comportamento dos organismos.

Palabras clave : Behaviorismo; análise experimental do comportamento; métodos de pesquisa; sujeito único.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License