SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Análise Experimental do Comportamento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

PEREIRA, Marcos Emanoel. O Experimento na Psicologia Social: Sobre a Pesquisa Experimental em um Meio Relativista. Psicol. pesq. [online]. 2010, vol.4, n.2, pp. 156-164. ISSN 1982-1247.

A pesquisa experimental não é adotada pelos psicólogos brasileiros na mesma proporção em que é utilizada nas pesquisas conduzidas em outros contextos geográficos. Com base nesta premissa, procura-se identificar as razões e as justificativas deste relativo desinteresse pela metodologia experimental em determinados contextos. Discutem-se as diferenças entre a pesquisa experimental e a não experimental, levando-se em consideração os compromissos adotados pelos pesquisadores que acolhem a estas diferentes modalidades de investigação. Posteriormente são apresentados os principais argumentos relativistas contra a adoção da pesquisa experimental e as respostas apresentadas pelos experimentalistas. Conclui-se que é injustificado defender a tese de que a psicologia pode prescindir de um método adotado com sucesso em várias outras disciplinas científicas.

Palabras clave : Experimento; psicologia social; relativismo; realismo crítico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License